segunda-feira, 11 de maio de 2009

Capítulo 06

Globalização e desemprego

Fantasmas da Modernidade

A globalização da economia vem sendo uma das maiores responsáveis pelo desemprego, que é com o que os proletariados mais se preocupam. Ela causa o desemprego, pois ela altera as relações entre a sociedade e os meios de produção, e isso ocorre principalmente por conta do avanço tecnológico e um exemplo disso é a substituição de pessoas por máquinas.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um depósito feito para o proletariado, que é calculado com a taxa de 8% sobre todos os valores pagos ao empregado em carácter de remuneração.
Durante a Revolução Industrial várias pessoas que haviam sido substituídas por máquinas depedraram as mesmas como forma de protesto.
Algumas pessoas que perderam seus empregos passaram a trabalhar em casa, sendo vendedores autonomos e isso é a terceirização.
No final do século XX houve um grande indice de demissões mos países de Primeiro Mundo, onde a mão de obra especializada ficou cara. A solução das empresas multinacionais para esse custo foi instalar suas firmas nos países de Terceiro Mundo, onde a mão-de-obra é mais barata.


Desemprego no Brasil


A principal causa das demissões no Brasil é a queda de consumo e o custo elevado da produção. As demissões em massa são causadas pelos autos custos dos impostos , mão de obra, dos terrenos, e a única solução para a empresa não se prejudicar financeiramente é a demissão de funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário