quinta-feira, 21 de maio de 2009

Capítulo 09
Teorias da Globalização

Blocos Econômicos

Graças as inovações que foram realizadas nas áreas do transporte e dos meios de comunicação houve um crescimento que ocorreu na área do comércio entre as nações, e isso vem acontecendo em maior escala desde o século XX.
Antigamente para que uma mercadoria da França passasse para a Itália era necessário que ocorresse um rigoroso controle alfandegário, e isso deixava o processo bem mais lento. Para agilizar este processo os países amigos criaram,em 1957, o primeiro bloco econômico, o MCE (Mercado Comum Europeu). Com isso as mercadorias passaram a circular livremente entre os países membros doMCE.
O MCE foi o modelo de como um bloco ecônomico atual deveria funcionar, pois interligou as relações entre os países membros. Um exemplo de um bloco econômico que seguio esse modelo foi o Mercosul (Mercado Cumum do Sul), criado em 1991. Em 1993 nasceu a Nafta, onde os países envolvidos são os Estados unidos, Canadá e México.

Interação entre Mercados

A formação dos blocos econômicos, segundo os teóricos, são muito importantes para o avanço da globalização.
Alguns desses teóricos defendem uma teoria chamada "Teoria dos Blocos Regionais" que afirma que os países devem devem formar blocos ecomômicos fechados em seus continentes e não importar ou exportar seus produtos para outros blocos econômicos. SE essa teoria entrasse em prática existiriam somente três blocos eeconômicos, o Bloco americano (liderado pelos EUA), o bloco econômico asiático (liderado pelo Japão) e o bloco europeu (liderado pela Alemanha).
O restante desses teóricos são a favor da teoria da "Globalização Via Mercados Supranacionais. Essa teoria afirma que os blocos econômicosdevem se basiar em um modelo de bloco econômico e isso deve levar uma relação de interdepemdência entre eles.
Essa segunda teoria é mais aceita por ser mais compatível com os fenômenos que vem sendo ocorridos com a globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário